Blog
Voltar
Encontre o tipo de rosca na prática
Encontre o tipo de rosca na prática. O primeiro passo para encontrar o tipo de rosca é a medição do passo da rosca. Para isso, utiliza-se um verificador (pente ou canivete) de rosca, escala ou paquímetro. Porém, o mais indicado é o verificador de rosca.
Encontre o tipo de rosca na prática: Verificadores de rosca
Eles proporcionam a medida do passo em milímetro ou em filetes por polegada, além da medida do ângulo dos filetes.
O pente de rosca ou canivete de rosca possui um lado com o padrão métrico e um lado com o padrão inglês(polegada), também há em apenas um padrão e os mais antigos com outros tipos de roscas.
Exemplo de leitura:
Leitura na lâmina selecionada
1,0 – quer dizer que o passo da rosca é 1 milímetro;
62G* – quer dizer que existem 62 fios (passo) de rosca / polegada;
0,35 – quer dizer que o passo da rosca é 0,35 milímetros;
11G* 5/8 – quer dizer que existem 11 fios / polegada e que o diâmetro do parafuso no padrão withworth é de 5/8 de polegada (W5/8″).
*As roscas G têm uma forma cilíndrica, de acordo com a norma EN-ISO 228-1. Já as roscas R têm a forma de um cone, de acordo com a norma ISO 7-1. “Por exemplo, em uma rosca de tamanho 1/8”, as roscas podem ser especificadas como G1/8 ou R1/8.
Encontre o tipo de rosca na prática – Sistema de roscas triangulares
As roscas de perfil triangular são feitas de acordo com três sistemas normalizados. Então, são eles: sistema métrico ou internacional (ISO), sistema inglês ou whitworth e sistema americano.
Aliás, quando falamos do sistema métrico, as medidas das roscas são determinadas em milímetros. Os filetes têm forma triangular, ângulo de 60º, crista plana e raiz arredondada.
No sistema whitworth, as medidas são em polegadas. Nele, o filete tem a forma triangular, ângulo de 55º, crista e raiz arredondadas. O passo é definido dividindo-se uma polegada pelo número de filetes contidos nela.
Já no sistema americano, as medidas são dadas em polegadas. O filete tem a forma triangular, ângulo de 60º, crista plana e raiz arredondada.
Nele, assim como no whitworth, o passo também é definido dividindo-se uma polegada pelo número de filetes inseridos em uma polegada.
Nos três sistemas, as roscas são fabricadas em dois padrões: normal e fina. A rosca normal tem menor número de filetes por polegada que a rosca fina.
No sistema whitworth, a rosca normal é caracterizada pela sigla BSW (british standard whitworth – padrão britânico para roscas normais). Nesse mesmo sistema, a rosca fina é caracterizada pela sigla BSF (british standard fine – padrão britânico para roscas finas).
No sistema americano, a rosca normal é caracterizada pela sigla NC (national coarse) e a rosca fina pela sigla NF (national fine).
Cálculos de roscas triangulares – métrica normal
Antes de alguns exercícios práticos, é preciso conhecer os procedimentos para determinar o passo da rosca ou o número de fios por polegada. Será utilizado o pente de rosca.
Para usar o pente de rosca, encontre no pente qual mais se assemelha com o parafuso, encaixe e observe contra a luz, se não houver passagem de luz, esta é a medida. Se passar luz, pegue um maior ou menor ou com outro sistema de medida.
Verifique qual das lâminas do pente da rosca se encaixa perfeitamente nos filetes da rosca. A lâmina que se encaixar, vai indicar-lhe o passo da rosca ou o número de fios por polegada.
Perceba que no lugar do pente de rosca, você pode usar uma escala e medir, por exemplo, 10 filetes da rosca. Você divide a medida encontrada por 10 para encontrar o passo da rosca. Isto, se a rosca for do sistema métrico. Se ela for do sistema inglês, você deve verificar quantos filetes cabem em uma polegada da escala. O resultado, então, será o número de fios por polegada.
Verifique a medida do diâmetro externo da rosca com paquímetro. Assim, tendo a medida do diâmetro e a medida do passo, ou o número de fios por polegada, você define qual o tipo de rosca.
Poe exemplo: no canivete verificamos que a lâmina utilizada para o encaixe perfeito foi uma métrica, com passo de 2,5 e no paquímetro, observamos que o parafuso é de diâmetro 20 mm, consultando a tabela abaixo, confirmamos os dados.
Consulte na tabela abaixo que o passo 2,5 é aplicado para parafusos de diâmetro 18, 20 e 22 mm.
Observação: Se estes procedimentos tiverem sido realizados corretamente, não é necessário consultar a tabela.
Sobre a OSTI
Há mais de 30 anos no mercado, a Osti está instalada em um espaço de 2400 m2 de área construída em Limeira-SP. A empresa conta com equipamentos modernos, soluções tecnológicas inovadoras e colaboradores extremamente qualificados, para oferecer aos clientes o que há de melhor no mercado em barras e hastes roscadas. A Osti, focada na excelência do atendimento ao cliente, busca atender as mais diversas necessidades e projetos, oferecendo um atendimento rápido, especializado e eficiente.