Blog
Voltar
Como medir o diâmetro e o passo de uma rosca Trapezoidal?
Como medir o diâmetro e o passo de uma rosca Trapezoidal?
As roscas trapezoidais são roscas mecânicas especiais, concebidas para execução de trabalhos que exigem precisão no avanço do passo e também para suportar trabalhos que tenham incidência de carga, e que exigem que a rosca suporte realizar esforço, como na fabricação de elevadores para acessibilidade, elevadores automotivos, tornos mecânicos e CNC, móveis hospitalares, máquinas e equipamentos, entre outras aplicações. O perfil da rosca, pode ser visto na imagem abaixo:
Em um projeto onde a aplicação do Fuso Trapezoidal é necessário, o Engenheiro ou projetista responsável por esse projeto irá determinar qual o diâmetro e passo de rosca do fuso trapezoidal é o mais adequado para atender sua necessidade.
Para peças de reposição, conhecer o diâmetro e o passo da rosca que deseja trocar também é de suma importância para que se mantenha as características de funcionamento original do equipamento. Visto que um passo incorreto, pode influenciar em seu funcionamento.
Mas uma dúvida que percebemos que é bastante recorrente entre nossos clientes é de como fazer para se medir o diâmetro e o passo de uma rosca trapezoidal da forma correta.
A seguir iremos explicar então um passo a passo simples e de fácil entendimento para sanar esse tipo de dúvida de nossos clientes e leitores.
O método que iremos ensinar depende do uso de um paquímetro. Caso a pessoa que vá efetuar a medição não tenha muita familiaridade com esse instrumento, recomendamos que faça a medição utilizando um Paquímetro digital.
O primeiro passo, com o paquímetro em mãos, o mesmo deve estar totalmente fechado, ou seja, com as duas hastes medidoras encostadas uma na outra:
Ele estando nessa posição, ao liga-lo utilizando o botão “On”, a medida que deve aparecer no visor é “0.00 mm”. Caso esteja aparecendo um número diferente de 0,00 mesmo com ele totalmente fechado, deve-se zerar a medida, pressionando o botão “Zero”.
Feito isso, ele está pronto para ser utilizado.
Vamos primeiramente medir o diâmetro da rosca.
O diâmetro de uma circunferência é dado por qualquer corda que passe pelo centro da figura. Em Geometria, qualquer segmento de reta que toque uma circunferência em dois pontos e passe pelo seu centro será o diâmetro. Em relação ao fuso, é a medida “d” da figura abaixo:
Para obter esse diâmetro, deve-se abrir o paquímetro, coloca-se então o fuso entre as duas hastes de medição, e se fecha o paquímetro para que as hastes encostem na área externa da rosca do fuso, em ambos os lados da barra.
As hastes do paquímetro deverão encostar suavemente sobre a área externa do filete do fuso para que se obtenha uma medida precisa de seu diâmetro de rosca.
Após conhecer a medida do diâmetro da rosca do fuso, chegou a hora de medir o passo do mesmo.
Para entender melhor essa definição, veja abaixo um desenho detalhado do perfil da rosca Trapezoidal:
Como podemos verificar na imagem, para medir o passo (P), é preciso posicionar as hastes do paquímetro do início de um filete até o início do próximo. Nesse processo, você estará medindo um filete e um vão, e é essa medida que compreende o passo do fuso.
No exemplo abaixo, podemos ver que a medida obtida ao se medir o passo, do início de um filete até o início do próximo, é de 5 mm. Portanto, determinamos que o passo desse fuso em questão é de 5 mm.
O passo compreende o deslocamento da porca no fuso em cada volta da mesma, no nosso exemplo então, a cada volta da porca, a mesma se deslocará 5 mm no fuso.
Na categoria de roscas trapezoidais, temos também as roscas em polegada, conhecidas como roscas ACME.
No caso dessas roscas, a medida do passe se dá de forma diferente.
Para as roscas ACME são contadas a quantidade de fios (filetes) de rosca que se encontram em uma polegada de comprimento.
Então, nesse caso, abre-se o paquímetro até que o mesmo esteja com 1” de abertura (25,40 mm). E então, colocamos uma das pontas no início de um filete e contamos quantos filetes cabem dentro dessa polegada. Contam-se somente os fletes e não os vãos.
Podemos ver então no nosso exemplo acima, que a rosca possui 4 filetes dentro da medida de 1 polegada. Portanto esse fuso possui 4 fios por polegada de passo.
Esperamos ter lhe auxiliado a entender melhor o conceito de diâmetro e passo de roscas trapezoidais e de como obter essas medidas de forma simples e descomplicada. Para que, dessa forma, você possa sempre estar munido das melhores informações para elaborar seus projetos ou até mesmo para solicitar orçamentos. Evitando dessa forma acabar adquirindo um produto que não possua as especificações que você precisa.
Tenham um excelente dia.
Equipe Osti Barras, sempre trazendo soluções e conhecimento para você.